sábado, 17 de novembro de 2007

Ensinar o caminho...

Dia 10 de novembro foi um dia particularmente especial para mim. Aula presencial no Santander Cultural e no Margs. E explico a razão: Nunca havia visitado esses dois locais, e aos meus olhos ainda não tinham sido mostrado tais obras que a princípio pareciam tão estranhas. Primeiramente minha turma, em conjunto com a professora, nos dirigimos ao Santander Cultural e lá as primeiras orientações.E foi justamente lá, na sala oeste que a professora Rejane Reckziegel Ledur disse uma frase que ficou ecoando em meus ouvidos.., quando falava do porquê em trazer nossos alunos aos museus, as exposições: "... é preciso ensinar o caminho..."


Eu aprendi o caminho, mas não só o físico, mas o da oportunidade de conhecer coisas diferentes e mudar meus conceitos a respeito da arte. Para mim arte deveria haver com beleza, com idéias explícitas e razões definidas.


Fiz minha estréia na Bienal pelo Cais do Porto no mês passado e agora ampliei mais minha visão da arte. Como perceber a arte de jornais sem a escrita, totalmente recortado, como ver um conjunto de bacias suspensas por um fio como uma fonte e um eclipse? como madeiras velhas, deixam de ser apenas madeiras velhas?


Proporcionar aos alunos visitas como estas,é mais que mostrar o caminho de conhecimento da arte, é promover o reconhecimento das diferenças de opiniões, interpertações e respeito, isso é formar um cidadão em sua totalidade.

Nenhum comentário: