sábado, 3 de maio de 2008

Autonomia para aprender. Autonomia para ensinar.


Hoje eu tinha que, obrigatoriamente, postar neste blog. Deixar registrado indícios de uma prendizagem efetiva do que aprendo no Pead especificamente deste semestre e minha prática em sala de aula.
Não está sendo fácil! (lembro da música da Kátia)
Mas é bem isso, sai de uma escola urbana que muito reclamava de falta de recursos, mas definitivamente, não era a exceção. Fui parar, por insistência minha, numa escola rural que contrariou minha expectativa bucólica de crianças mais calmas e inocentes. Me deparei com a pobreza, carência econômica e afetiva, rebeldia e agressividade. Tive um choque! E comecei a pensar no que vem a ser educador na sua essência...
E lendo a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, alguns títulos e sub títulos me fizeram refletir sobre minha realidade: Ensinar exige respeito pelos saberes dos educandos e Ensinar não é transferir conhecimento.
Sabiamente Freire, especula que os docentes devem interagir com as crianças e deixar que mostrem o que sabem, e por certo não é pouco, é rico de experiência e esperança, o professor não dita suas verdades, o seu conhecimento, mas sabe auxiliar seus alunos explorar conecimentos já adquiridos e perseguir novos desafios.

Nenhum comentário: