Lendo os textos solicitados, pela Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, me deparei com as considerações de Catani (1998, p 63) sobre o tema da participação cidadã enquanto prática social. E refletindo sobre elas tenho, além de concordar, fazer minhas considerações: A participação social é importantíssima numa democracia e penso que seja o meio mais provável de agilizar a concretizações de projetos importantes. Mas como diz Catani, que a participação não retire do Estado suas obrigações de Estado para com a população.
O interessante é que nas escolas públicas, esta prática de participação é comum: Qual a escola que nunca fez uma festa junina para arrecadar fundos para sua escola?ou uma rifa, ou qualquer outra prática similar para o mesmo fim?
É óbvio que a responsabilidade do prover recursos é do Estado (entenda-se Estado como governo, municipal, estadual e ou federal), afinal os impostos cada vez mais expoliantes são, para entre tantas coisas, para a educação. Mas ainda acredito que o exercício da cidadania, não é só reclamar pelo que não é feito,mas é além de tudo envolver-se para que as necessidades tornem-se realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário