domingo, 19 de outubro de 2008

Merenda Escolarizada

Estava lendo os textos sobre pedidos a respeito da alimentação escolar e também FNDE e FUNDEB e gostaria de compartilhar minha experência enquanto escola estadual pública. Sou a responsável em minha escola por tudo que envolve merenda: cardápio (em conjunto com o Conselho Escolar )orçamentos, compra e prestação de conta. Nem sempre foi assim, o município é quem comprava os alimentos e distribuia as escolas.

A verba mensal, pela primeira vez, pelo menos que eu me lembre, atrasou no mês passado . A SEC e o FNDE discutem repasse de recursos federais para compra de merenda escolar .
Segundo a secretária, o FNDE insiste que o recurso seja gerenciado pelos Círculos de Pais e Mestres (CPM) das escolas, enquanto a SEC defende que a verba fique sobre a responsabilidade do diretor da instituição de ensino, como ocorre há vários anos no Estado.

“O mecanismo adotado pelo Rio Grande do Sul é mais seguro do ponto de vista do controle da aplicação do recurso público. Por ser um servidor, o diretor pode ser responsabilizado administrativamente no caso de haver o mau uso da verba. Dessa forma, a possibilidade de recuperação do recurso para sua real destinação se torna mais rápida e garantida”, avaliou a secretária estadual de educação, Mariza Abreu.

Seja como for, espero que a burocracia não prejudique aqueles que mais precisam: os alunos.

Referência:
Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: