O Clube do Imperador é um maravilhoso filme que nos leva a pensar em valores como a ética e em como a educação pode e deve colaborar para isso.
Esta mesma educação que tem a seu dispor uma mídia que quer por que quer , e acertadamente, um número cada vez crescente de crianças e erradicar de vez o analfabetismo do Brasil, talvez devesse se preocupar com a seguinte questão levantada pelo filme:" Que contribuição cada um de nós dará a história?"
Não seria interessante trabalhar na sala de aula sob este enfoque? Que tipo de reflexões deveríamos desenvolver com nossos alunos se não aquelas capazes de transformar e de instigar potencialidades?
Quando me refiro que tipo de contribuição, por favor não pensem que penso em produção em série de políticos, advogados, engenheiros mas sim de se simples cidadãos que saibam valorizar o convívio pacífico, ter integridade, serem capazes de entender que ganhar a qualquer preço não é vencer com dignidade e ter apropriação desta palavra.
Fica também um incrível conselho de Aristófanes citado num dos empolgantes diálogos do filme: "A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre."
Um comentário:
Nara, importantíssima reflexão... só isso já é fazer pensar, contribuir com o registro do teu pensamento para a formação de sujeitos críticos também! É um desafio que colocas a todos nós levantando tais questões. Parabéns pela implicação, envolvimento e, claro, pela tua redação. Bjs, Maura - tutora do SI
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