domingo, 26 de abril de 2009

INCLUSÃO COM SERIEDADE E RESPONSABILIDADE

Relato de uma colega em que a inclusão deu certo!

Trabalho com uma colega e foi professora de uma escola da URCAMP (Universidade da Região da Campanha). Esta escola funcionava (foi fechada ano passado) dentro da Universidade, primeiramente a proposta pedagógica definida como sócio-interacionista inclusiva, somente admitia professores que aprovados por meio de entrevista, testes se identificavam com tal proposta pedagógica. TODOS na escola recebiam formação continuada para trabalhar com todo os tipos de necessidade. A estrutura da escola permitia aos alunos desde Currículo por Atividades terem disciplinas de teatro, música, artes pláticas, ed. física.... Minha colega ( Iglete) conta que as reuniões tratavam de debater como atingir um por um dos alunos, e conta um caso em especial com grave problema mental e extremamente agressivo, e nestas reuniões cada professor em sua disciplina reviam suas estratégias para atingir a agressividade deste aluno, só para citar um exemplo. Gente estou juntando material para contar em maior detalhes lá no dossiê. Ah , alguns detalhes sobre o relato acima: Série:1ª Nº alunos: 15 com direito a auxiliar para a professora Infra estrutura: A escola usufruia de todos os recursos da Universidade, como por exemplo a gráfica. Salário: compativel com os professores de pós graduação da URCAMP!!! ;)

Quando ouço tais afirmações vejo que é possível haver inclusão, mas há que ter verdadeiramente vontade política e aqui refiro-me a políticas educacionais sérias, que disponibilizem formação adequada, não só aos docentes mas a todos os envolvidos na escola, seja o porteiro, a merendeira, secretaria etc.Tudo isso em conjunto com material didático eficiente e adequação da estrutura física dos prédios das escolas.

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