domingo, 10 de maio de 2009

Maravilhoso debate na tv

Lastimo muito não ter sabido do tema do Programa Canal Livre transmitido pela Band na noite do dia 10 de maio a respeito das cotas nas universidades brasileiras.
Assisti aos minutos finais e se houver reprise por favor não deixem de ver.
Uma aula maravilhosa de história do sociólogo Demétrio Magnoli.
O debate acolarado entre os que estão a favor e contra as cotas o tornaram emocionante.
Uma fala do sociólogo que registrei bem foi a respeito da escravidão:
"Quando se fala em escravidão nas escolas temos que ter muito cuidado para não parecer que uma raça escravizou outra, mesmo porque quando os portugueses trouxeram os negros africanos para o Brasil foram porque estes foram comprados de reis igualmente negros da África. Então a escravidão não pode ser visto sob o enfoque racial, mas sim econômico, quem tinha dineiro comprava inclusive pessoas."
Gostei tanto do que ele falou que fui procurar mais e achei:
Para o sociólogo Demétrio Magnoli, que é contrário ao projeto, são aceitáveis apenas cotas provisórias para os alunos da escola pública. Segundo ele, isso deve ser feito em caráter emergencial, por causa da disparidade atual entre a qualidade do ensino público e privado. Entretanto, o sociólogo afirma que somente o investimento na melhoria da qualidade da escola pública e a ampliação no número de vagas das universidades públicas podem democratizar o acesso ao ensino superior.Sobre as cotas raciais, ele considera que elas representam a "introdução do conceito de raça na lei, um conceito que não existe na biologia, mas que pode ser incluído na legislação por motivos políticos". Magnoli teme que a inclusão do conceito de raça na legislação possa estimular "processos de ódio racial de massa".
Retirado:

Nenhum comentário: