quinta-feira, 21 de maio de 2009

A avaliação de portadores de paralisia cerebral

A avaliação de portadores de paralisia cerebral, penso ser uma tarefa não muito fácil, talvez mais pelo despreparo para se trabalhar com este grupo. Devido ao grau de comprometimento desses alunos há que haja uma adequação na forma de avaliar, assim como deve ter sido todo o processo ensino-aprendizagem. A participação, a realização das propostas adequadas, mesmo sendo imensamente mais vagaroso, o importante é a forma como chega-se ao objetivo determinado a este aluno.As provas e testes são desnecessárias: o dia-a-dia é uma prova constante.Quanto a inquentante indagação final:Mas neste ano, você recebeu na sua sala um aluno com Paralisia Cerebral, você se pergunta: e agora o que faço?Depois de ter uma síncope, e mesmo tendo hoje uma visão e bagagem mais abrangente ainda me vejo presa a um sistema que não favorece, não há na escola em que atuo e nem nunca houve discussões sobre o assunto, mesmo quando tive uma cadeirante, e a nossa mantenedora, mais omissa possível. Eu vi o vídeo, fiquei encantanda, não só com o preparo pedagógico da escola, dos recursos, mas com um envolvimento genuíno. Não noto isto nas minhas relações como docente.E agora o que que eu faço? Creio que ajudaria os reponsáveis a garantir o direito da criança em recursos.

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