segunda-feira, 1 de junho de 2009

EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ

Lembremo-nos que Auschwitz, foi um conjunto de quatro campos de concentração (1941-1944), construídos pelos nazistas para extermínio de judeus, na cidade polonesa de Oswiecim. Nas quatro câmaras de gás e fornos de incineração, chegaram a ocorrer 200 incinerações por dia. Em Auschwitz, eram realizadas experiências genéticas macabras utilizando os prisioneiros judeus como cobaias. Calcula-se que três a quatro milhões de prisioneiros foram assassinados nessas instalações, onde hoje funciona um “museu” do Holocausto!

Assim como Adorno, considero que somente através da educação (boa educação) é que poderemos modificar nossa sociedade. Não possuímos mais campos de concentração, é bem verdade, mas as barbáries humanas não se restringem a este espaço.
A falta de respeito pelo bem público, através da depredação, pichação também é uma forma de selvageria, a violência no trânsito, nos estádios de futebol e até mesmo dentro do lar, lugar que deveria ser de segurança e proteção, nos deparamos diariamente com noticiários da bestialidade humana se pronunciando contra crianças.

Não esquecer Auschwitz, é não esquecer do que o homem é capaz de fazer, é refletir sobre esta triste passagem da história da humanidade e promover mecanismos em que os bons valores sejam resgatados através da ética e solidariedade.

Nenhum comentário: