Kant diz que a época em que vivemos de civilização, porém não da verdadeira moralidade, Adorno também coloca sua preocupação e como solução apenas a educação. Uma boa educação humanizadora, que favorece a evolução do ser humano como um todo, não só no aspecto intelectual, mas também no emocional e social.
A escola deve impor limites? Com certeza, mas que se faça de forma em conjunto com a família, para que esta se faça presente e atuante.
Esta escola deve ser desafiante que deixe de lado um ensino que reproduz um sistema repressor e autoritário.
Kant fala em disciplina, eu amplio para disciplina com responsabilidade e afeto. Com responsabilidade, para que a disciplina não se torne castigos e afeto, pois só se educa com carinho.
Precisamos de uma educação que impeça novas Auschwitz? Não resta dúvida. Mas refletindo: por vezes não nos deparamos acuados, perdidos e indefesos? Não são raros os momentos que nos deparamos com noticiários de um povo inteiro que em nome de uma crença, acham-se no direito e com as bênçãos divinas de matar e morrer.
Milhões de pessoas vivem a baixo da linha de pobreza, sem a mínima condição de uma vida digna. Sem voz e sem vez elas perecem como vermes na terra. Largados a própria sorte não estariam elas como em Auschwitz? E diante de uma possível negação, reafirmo: A tal liberdade que estes miseráveis gozam, diferente dos nossos irmãos do Holocausto, está sim numa política educacional que QUEIRA INCLUIR, uma política social, não paternalista e assistencialista, mas que ensina a se desenvolver como um cidadão.
Porém educa-se mais com exemplos do que com falácias, a total falta de ética e moral por parte dos nossos representantes na política impedem que com mais rapidez, nossa sociedade evolua.
Que a educação consiga êxito nesta empreitada
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