sábado, 24 de outubro de 2009
PROJETOS
Observando os vídeos "Possibilidades" e “Vamos passear na Vassoura da Bruxa Onilda?”, é fácil de identificar quão instigante é trabalhar por projetos. E como todo planejamento pedagógico bem elaborado se faz necessário estabelecer relações com o interesse dos alunos, as possibilidades de viabilidade da execução do planejamento. Gostei de observar também que é necessário prever no planejamento a flexibilidade, oportunizando aos alunos a intervenção sistemática neste processo. No vídeo “Vamos passear na Vassoura da Bruxa Onilda?”, a turma confeccionou o personagem principal do projeto (Bruxa Onilda) e cada aluno levou para casa para fazer um diário. Acredito que atividades como esta, são de extrema importância, pois envolve não só a criança mas toda a família e isso esta se tornado cada vez mais desafiador em nossos dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá querida aluna Nara Oliveira.
O vídeo “Vamos passear na Vassoura da Bruxa rendeu em sua reflexão!
O que temos de mais atual para que se processem mudanças que levem o aluno a se interessar e gostar de aprender aprendendo é por meio de projeto de aprendizagem. Na elaboração de um PA, sempre vamos envolver o aluno, nesse envolvimento de busca das suas dúvidas e certezas é que o aluno vai assumir responsabilidades e se comprometer com suas aprendizagens, já esta provada que levar um plano prontinho não se consegue prender mais os alunos, têm que consultá-los para levantamentos de dados e questionamentos na elaboração do PA, que o mesmo vá de encontro aos interesses do aluno, só assim podemos juntos professor e alunos chegar ao um denominador comum. A flexibilidade deve ser uma constante no planejar. Você já disse que precisamos envolver a criança e junto vai à família, é o caminho.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário