sábado, 10 de outubro de 2009

*SEU NOME É JONAS"

Me emociono até com comerciais de supermercado e minha sensibilidade está flor da pele nestes últimos dias, então assistir ao filme "Seu nome é Jonas" deu-me a oportunidade de aproveitar e extravasar.
Jonas foi incompreendido desde seu nascimento. Considerado retardado, ficou praticamente isolado de sua família até aproximadamente 3 anos, nem ao menos seu irmão mais novo ele conhecia, quando retornou ao lar.

A mãe sentia-se numa teia de sentimentos em relação ao filho: frustração, impotência, culpa. E também o que a presença dele representava em casa quando os conflitos familiares começaram a surgir com a incapacidade de compreensão e sensibilidade do marido..
Na cena em que o menino quer um cachorro quente e ela não o entende e ele a agride, e a mãe o abraça chorando, a sua angustia misturou-se as lembranças, quantas vezes, quando temos filhos bem pequenos que ainda não conseguem se expressar não sentimos o mesmo?
Seguimos...

O pai, que quer ver de seus filhos fonte de orgulho e mostrar a toda a sociedade que seus frutos são os melhores e sem “defeito” não consegue lidar com a situação. Não creio que não ame seu filho, porém a incapacidade de comunicação deste o deixa sem conseguir lidar com a situação.
Os familiares, com exceção do avô materno, não consegue relacionar de maneira concreta com Jonas. todos esperam algo dele, uma reação, um entendimento, e este avô não espera nada, bem ao contrário, age de forma espontânea e somente com a alegria dele é capaz de transmitir ao menino um carinho que não é necessário palavras.

A escola Terapia da Palavra, considera a única forma de comunicação aceitável, a sonora e a leitura labial, restringindo as possibilidades. Tudo isso num ambiente que não favorece a alegria e interação entre todos, ocupando o aluno com exercícios de repetição.

Mesmo tendo passado algumas décadas, creio que a história ainda hoje se repete, na pele de outros personagens, mas infelizmente convivemos numa sociedade que excludente, que ainda não consegue se libertar de antigos dogmas, que vive seguindo um script incapaz de improvisar e incrementar.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Nara para que a inclusão aconteça de fato, qual o papel da família, da escola e do professor? Vamos conversando... Abraços