Já percebi que quanto mais fico me pressionando para fazer algo, aí então que não consigo realizar nada, só que entender isso é desesperador. Pois bem, que ação pegagógica ou P.A desenvolveria com meus alunos digno de um estágio supervisionado?
Porém algo estava bem certo para mim: Nenhum dos meus alunos serão cobaias!
Confesso que um projeto de aprendizagem, me fascina, mas não tenho 100% de domínio sobre isso, principalmente o bendito mapa conceitual. ( como vou fazer isto meus meus aluninhos?)
Então o que a princípio me atormentou, de agora em diante estou mais relaxada e as coisas estão fluindo. Explico:
Surgiu, assim mesmo, surgiu uma situação de indagação entre alguns colegas a respeito da razão do nome da escola. Abri a boca para responder, quando de repente disse: Boa pergunta!Não esquece ela não!!! Estávamos no final da aula.
Dia seguinte na aula a primeira coisa que fiz, foi:
Esqueceram da pergunta não né? Ok!
Distribui papeis a turma pedindo que eles colocassem o nome e um assunto que gostariam de saber.
Foi muito interessante:
Olha estas, que fofo:
- Se avião é mais pesado que um carro, por que o carro do meu pai não voa?
- Como surgiu a música?
...
Pois bem, fizemos 5 grupos com temáticas afins, ficando assim:
a) História da Escola irmã Cléssia
b) O Sol ( aqui tenho a impressão que chamou muito atenção a aula sobre o sistema solar da semana anterior)
c) Os vulcões
d) As religiões ( penso que o que despertou o interesse, foi a aula sobre a Semana Santa, pois sempre faço comparativo com as demais crenças e tradições religiosas)
e) A televisão
As duas indagações citadas anteriormente, estão na caixinha de espera para serem desenvolvidos assim que concluirmos as demais, pois houveram apenas uma criança que queria abordar tal assunto naquele momento, porém ela não gostaria de realizá-lo individualmente, optou por desenvolver outro assunto.
Realizamos na biblioteca uma parte bem importante, que foi a realização do quadro das dúvidas e certezas a respeito do assunto escolhido, e já houve a situação de se partir para a pesquisa.
Estou entusiasmada, porém ainda estou apreocupada quanto ao mapa conceitual.Como ajudá-los a fazer????
Um comentário:
Nara o mapa conceitual é depois... certamente descobrirá uma maneira de fazer com seus alunos. E não esqueça que você terá o apoio das tutoras e supervisora, portanto pode tocar esse trabalho! Bjs
Postar um comentário