Minha postagem desta semana é uma reflexão sobre planejamento.
Voltei ao texto Planejamento: em busca de caminhos de Maria Bernadette Castro Rodrigues, revisitei sua fala. e me deparei com as 5 perguntas fundamentais:
1) O que é importante meus alunos aprenderem?
2) De que forma abordar estes conteúdos para estes sejam realmente significativos e interessantes?
3) Que recursos possuo para que seja alcançado meus objetivos de uma prática mais interessante?
4) Quanto tempo disponho para realização deste planejamento?
5) Qual a melhor e mais justa forma de avaliação?
E diante destas indagações, e diante das alterações do planejamento da 1ª semana, observo que o importante aos meus alunos naquele momento foi o interesse que surgiu a respeito de um autor diferente daquele que a escola queria que fosse trabalhado, o importante não era saber sobre Shakespeare, mas sobre Júlio Verne e a forma que foi abordada foi a mais natural possível, partiu de um interesse deles, é lógico que não penso em finalizar o assunto ainda, até mesmo o autor inglês possa a vir ser trabalhado. Mas o percebo de forma bem nítida, é o quanto é necessário ser flexível, não amputar as curiosidades, bem ao contrário, estimulá-las o máximo possível.
E só para seguir os itens acima, explico que o trabalho baseado na obra de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra, teve uma colaboração e interesse maravilhoso pelos alunos, utilizamos filme, realizamos produções textuais, pesquisamos, montamos maquete e apresentamos ontem na exposição da Escola. Os alunos formam avaliados seguindo um critério amplo de observação feito por mim: a participação, o interesse, a cooperação entre os colegas, a realização e formatação da pesquisa realizada, ortografia, concordância verbal nominal, enfim a parte de linguagem como um todo.
1) O que é importante meus alunos aprenderem?
2) De que forma abordar estes conteúdos para estes sejam realmente significativos e interessantes?
3) Que recursos possuo para que seja alcançado meus objetivos de uma prática mais interessante?
4) Quanto tempo disponho para realização deste planejamento?
5) Qual a melhor e mais justa forma de avaliação?
E diante destas indagações, e diante das alterações do planejamento da 1ª semana, observo que o importante aos meus alunos naquele momento foi o interesse que surgiu a respeito de um autor diferente daquele que a escola queria que fosse trabalhado, o importante não era saber sobre Shakespeare, mas sobre Júlio Verne e a forma que foi abordada foi a mais natural possível, partiu de um interesse deles, é lógico que não penso em finalizar o assunto ainda, até mesmo o autor inglês possa a vir ser trabalhado. Mas o percebo de forma bem nítida, é o quanto é necessário ser flexível, não amputar as curiosidades, bem ao contrário, estimulá-las o máximo possível.
E só para seguir os itens acima, explico que o trabalho baseado na obra de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra, teve uma colaboração e interesse maravilhoso pelos alunos, utilizamos filme, realizamos produções textuais, pesquisamos, montamos maquete e apresentamos ontem na exposição da Escola. Os alunos formam avaliados seguindo um critério amplo de observação feito por mim: a participação, o interesse, a cooperação entre os colegas, a realização e formatação da pesquisa realizada, ortografia, concordância verbal nominal, enfim a parte de linguagem como um todo.
Trabalho exposto em 17/04/2010.
Um comentário:
Claro Nara! No fim ficou ótimo, pois partiu do interesse da turma. Assim eles fica mais motividados e aprendem mnais! Certamente temos que ser flexíveis na hora do planejamento e tentar construir junto com nossos alunos. quase sempre dá certo!
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