domingo, 11 de abril de 2010

P.A e Raízes de Gravataí

É com muita satisfação que socializo que um dos projetos de aprendizagem que está sendo realizado pela minha turma de estágio ( A História da Escola Irmã Cléssia), foi escolhido pela escola para representá-la no Projeto Raízes de Gravataí. Elaborei um artigo descrevendo a proposta bem como os resultados atigindos até em então e o relatei na quinta-feira dia 8 de abril no auditório do SESC- Gravataí:

A seguir trecho do artigo:

A ESCOLA IRMÃ CLÉSSIA E GRAVATAÍ, UMA HISTÓRIA PARA SE CONTAR
Professora Nara Souza de Oliveira*

RESUMO

A história da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Cléssia e daquela a quem foi dado o nome em homenagem: a Irmã Cléssia se funde com a história do desenvolvimento do centro da cidade de Gravataí. O resgate breve da história deste Estabelecimento de Ensino, faz com que um pedaço da história desta cidade, também se desvende.

Palavras-chave: Gravataí, história, Escola, Irmã Cléssia

INTRODUÇÃO

Lançar um olhar diferenciado para o local em que se estuda, conhecer a história do estabelecimento dentro do contexto histórico da cidade e ainda conhecer a história de vida da mulher a qual a escola reverencia através de seu nome, são propostas que visam mais do que a pesquisa propriamente dita, mas sim proporcionar aos alunos da quarta série desta escola, momentos de reflexão sobre a construção da história e dos agentes ativos da mesma. Aqui a proposta utilizada com os alunos foi sob a forma de Projeto de Aprendizagem (P.A), em que movidos por uma curiosidade inicial, os alunos lançaram-se a procurar respostas a suas dúvidas e indagações, não só a este tema, mas a outros de igual valor. Desta forma, através da socialização os alunos em grupo, montaram suas estratégias, saíram em campo, reuniram o material coletado e após apresentaram aos demais colegas.

DESENVOLVIMENTO
Um Projeto de Aprendizagem tem como objetivo primordial desacomodar o aluno, instigá-lo a ir em busca de respostas a suas dúvidas e mais, e talvez o mais importante: realizar isto de forma cooperativa junto de seus pares. Pois bem, eis que os alunos da turma 41 desta escola começaram a
questionar a razão do nome da nossa Escola ser este: Irmã Cléssia. E suscitaram outras tantas
indagações: Quem era na verdade a Irmã Cléssia? Existiu de verdade? Do que ela morreu? Ela foi diretora da nossa escola? E como era a cidade nos primeiros tempos da escola? Esta vontade se saber mais, suscitou nos demais alunos a vontade de pesquisar também sobre outros assuntos. Foi feito então uma pequena enquete em que cada aluno colocou em um papel seu nome e que assunto gostaria de saber mais. A título de informação, sito os outros assuntos que de igual forma realizaram suas pesquisas: Os vulcões, o Sol, as religiões e seus costumes, como funciona a televisão.
Primeiro passo dado, a turma foi dividida em grupos e na biblioteca partiram para colocar no papel as suas dúvidas e certezas diante do assunto escolhido:

DÚVIDAS CERTEZAS
Quem ela era? (a Irmã Cléssia) É uma escola que fica em Gravataí.
É uma escola que fica em Gravataí.
Como ela morreu? (a Irmã Cléssia)

Quando ela nasceu? (a Irmã Cléssia)

Quantos anos a escola tem?

É verdade que a Irmã Cléssia morreu caindo da escada?

Quantos ela tinha quando morreu? (a Irmã Cléssia)

Por que a nossa escola tem este nome?

Ela foi diretora da escola? (a Irmã Cléssia)
Quais foram todos os nomes desta escola?

Como era Gravataí quando a escola surgiu?


Segundo passo a pesquisa propriamente dita; e aqui se observa a aprendizagem extrapolando o registro de suas buscas, mas a relação aluno/aluno, a aceitação, a socialização, a troca de valores para o bem comum.

______________
*Professora-
Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Cléssia
Graduanda em Pedagogia
Universidade Federal Rio Grande do Sul
E-mail: nara.souza.oliveira@gmail.com

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O ARTIGO NA ÍNTEGRA ESTARÁ DISPONPONÍVEL NO PBWORK DO ESTÁGIO.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Nossa, que interessante! Vou lá dar uma olhada! Gostei das dúvidas e certezas...