domingo, 23 de maio de 2010

QUESTÕES ÉTNICOS RACIAIS

No sexto semestre refletimos sobre as Questões Étnicos Raciais em uma discplina ministrada de forma brilhante pelo professor Fernando Seffner e hoje volto não só a reler, mas contextualizar sua fala e minhas impressões em minhas aulas. Quando no dia 19 de abril montaram um mural alusivo a data de forma estereotipada eu falei nas sala dos professores a minha proposta de trabalho para este "data comemorativa", desde início de abril que em história trabalhamos os diferentes grupos indígenas aqui do R.S, seus costumes, e muito do que temos hoje, não só de língua, mas tradições devemos graças aos índios. Não pintamos indiozinhos felizes de arco e flecha na mão. Refletimos sobre as consequencias da dominação europeia sobre este povo.

Lemos um trecho do depoimento dado por Maninha Xukuru que participou de uma organização de marcha de protesto ( Jornal Folha de são Paulo, 9/04/2000). Trecho contido no livro de história da turma. ( A Escola é Nossa, página 17)

Assim se fez com o 13 de maio, conversamos sobre o que é discriminação em geral, diferenciamos escravidão e racismo no contexto histórico.
Logo em seguida na disciplina de história nos aprofundaremos mais a respeito da vinda dos africanos para o Brasil então é necessário rever certas posturas e conceitos que tínhamos até certo tempo.
Voltei a fala do sociólogo Demétrio Magnoli.
"Quando se fala em escravidão nas escolas temos que ter muito cuidado para não parecer que uma etnia escravizou outra, mesmo porque quando os portugueses trouxeram os negros africanos para o Brasil foram porque estes foram comprados de reis igualmente negros da África. Então a escravidão não pode ser visto sob o enfoque racial, mas sim econômico, quem tinha dineiro comprava inclusive pessoas."
Penso que plantando esta ideia de que escravidão e discriminação racial são duas concepções diferentes, favorecem uma construção de aspectos da história que desmitificam o rascimo branco x preto.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sim Nara, interessante essa sua linha de raciocínio. E qual foi a receptividade dos alunos em relação ao assunto?

Se quiser desenvolver...

Bjs