quarta-feira, 23 de junho de 2010

Planejar: segurança e tranquilidade

A cada situação comprovo que planejar facilita e muito a vida de qualquer professor. Explico: Tenho o costume de aos sábados me dedicar ao Pead e ao planejamento semanal de minha turma, e assim foi. Mas eis que um imprevisto me desorienta, por alguns dias.Tive um incidente com um animal e precisei tomar todas as vacinas, algo que a princípio deveria ser fácil, se transformou em complicações diversas.
Mas o que quero é comentar minha tranqüilidade em poder deixar um planejamento claro, previamente elaborado e com continuidade, bastando pequenas observações ao pé da página e a pessoa que ficou com a turma não teve nenhuma dificuldade na minha ausência.
Meu comentário inicial é um contraponto com fatos reais e não isolado de colegas que “teu seu planejamento na cabeça”, ostentam uma pseudo competência, que seja ser irritante.E ainda exigem de seus alunos, organização em cadernos.
Acredito que temos que registrar observar, rever e repensar cada planejamento, inclusive com a certeza que somos simples mortais e, portanto passíveis de situações imprevistas. E mais acho muito importante o que minha escola adota: o planejamento avulso.
Finalizo crendo mais uma vez, o quanto, elaborar planejamentos, inclusive para situações adversas, é indispensável.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Com certeza Nara! =)

Estamos chegando no fim do semestre...

Bjs