sábado, 12 de junho de 2010

Projetos de Aprendizagem- é possível e é fundamental!!

Confesso que quando iniciamos a estudar sobre os Projetos de Aprendizagem e como seria em desenvolvê-los em sala de aula, eu tinha receio de como seria na prática, ou melhor na minha prática. Antes mesmo de iniciar o estágio , surgiu a oportunidade de fazê-lo em sala de aula e o receio inicial deu lugar a contínuas surpresas e compreensões:

Trabalhar com P. As tem a cada momento de agrupamento uma experiência transformadora. Os trabalhos de cada grupo, só emperram na hora de transcrever para o computador, pela falta de máquinas para demanda que tenho, porém alguns arranjos foram combinados e alguns alunos estão indo em lan house e me enviando por e-mail.
Sem dúvida promover a aprendizagem desta forma em que os próprios alunos se sintam motivados pelo assunto que sentem curiosos faz com que a busca pela informação, a interação entre os colegas a troca de experiências, a construção da autonomia e a convivência de forma harmoniosa com o colega revelam um tipo de aprendizagem que extrapola conteúdos e saberes científicos, mas é, sobretudo a construção do conviver. Reler o texto Aprender com os outros, interagindo nos Projetos de Aprendizagem da Doutora em Informática na Educação/UFRGS, Luciane M. Corte Real, fez com que a teoria tomasse a forma prática, conseguindo perceber que mesmo em condições não tão adequadas é possível provocar situações que favoreça esse tipo de aprendizagem. É óbvio que tal forma de incentivar a construção de conhecimento, dá muito mais trabalho ao professor que a forma tradicional de ensinar, mas não há como negar a significação que é para o aluno ir em busca do conhecimento.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Nara! O projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas.

Bjs