Sabádo, frio e após um feriadão que veio bem a calhar para que recarreguemos as baterias e fico a pensar nesta trajetória quase concluída neste curso.
Na terça-feira em aula presencial, a professora Jaqueline pontuou esta necessidade de registrar aqui as transformações para a formação em quanto docente. Então esta semana que passou de apenas três dias e que me deixou em contraditórios sentimentos, ora oscilando entre a felicidade e a angústia de não dar tempo suficiente para as atividades planejadas...
Tenho dificuldade de associar minhas concepções aos teóricos, embora sinta que esta preocupação na eficiência de um planejamento profícuo, preocupado de o quê, para quê e para quem, presente na leitura Planejamento: em busca de caminhos de Maria Bernadette Castro Rodrigues do semestre anterior, seja algo norteador e constante em meus planejamentos. Assim como para Arroyo (1994), a necessidade vital de priveligiar a integração entre sala de aula e realidade tem sido minhas preocupações na hora de repensar minha prática. E mais que isso em minha fala diária com meus alunos e na troca que se estabelece.
Quando aqui sentada, e digitando este texto reparo em alguém que ainda engatinha neste ofício, porém com maior subsídios e potencialidades sendo desenvolvidos. Uma prática docente bem mais rica do que há 4 anos, mais diversificada, mais reflexiva e crítica.
Faltando apenas uma semana para a conclusão deste estágio, sinto-me feliz, mas com a sensação de que a vida é um estágio, e que estamos sempre aprendendo com os outros formando uma rede com diferentes realidades e olhares sobre a mesma me fazendo crer que uma educação responsável, crítica, exigente e transformadora é possível.
Um comentário:
Querida Nara, essa semana deixarei apenas uma mensagem!
Ser professor é...
"questionar a própria prática, buscar uma melhor qualidade de vida, enriquecer o conhecimento cotidiano, assumir a responsabilidade social da educação, dialogar com a incerteza e aceitar que é preciso sempre aprender, ou seja, ser um inovador". (Délcia Enricone)
Postar um comentário