domingo, 21 de outubro de 2007

Bloco I -Temática 2- Meu resumo

TENDÊNCIAS
Neste bloco tenta-se promover a reflexão sobre as práticas que ainda hoje se fazem presentes nas escolas como o ensino através dos modelos estereotipados, das técnicas artísticas, do desenho-livre, da folha mimeografada, das datas comemorativas entre outras atividades expressivas no currículo escolar... em que não fundamentação teórica original, tornando o ensino de arte quase sem importância.



Inicialmente podemos acrescentar que o ensino de arte, que hoje é julgado mais pertinente, implica uma mudança de paradigma que visa sobretudo o seu estabelecimento como área de conhecimento no currículo escolar, deixando, portanto, de ser concebido apenas como uma atividade expressiva ou técnica.
Conhecimentos que podem ser trabalhados em artes:



*Multiculturalismo

*rocessos criativos

*Leitura da imagem

*Elementos visuais





A LDB no Artigo 26, parágrafo 2º afirma:
“O ensino da Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.






Com os eixos norteadores adotados, os PCN-Arte colocam-se em sintonia com as buscas desenvolvidas no campo do ensino de arte, refletindo o próprio percurso da área. Neste sentido, podem ajudar a consolidar uma nova postura pedagógica e a concepção de arte como uma área de conhecimento específico.





Aqui é importante ressaltar a diferença entre fazer a leitura e releitura de uma obra e fazer simplesmente uma cópia da mesma.





Resumo dos ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA LEITURA DA IMAGEM por Michael Parsons



Primeiro estágio


A atenção da criança é em um só objeto, ela identifica os elementos aos poucos, o mais interessante a ela são as cores e o tema.



Segundo estágio
A imagem é bela porque seu tema é belo. Começam as reações negativas a um maior número de imagens. Não há ainda a distinção das noções de beleza e moral.





Terceiro estágio


O tema passa a ser algo mais geral e abstrato e também íntimo. Deixa de ser “um circo” para ser “o divertimento”. É preciso sentir. O artista desempenha um papel importante na nossa análise de uma pintura. Para compreender um quadro temos que perceber quais foram suas intenções.



Quarto estágio
As experiências e os sentimentos acrescidos do interesse pela história e do diálogo com o universo artístico são os elementos que regem a análise das imagens.



Quinto estágio
Discuti-se o juízo da interpretação. A interpretação é a reconstrução do sentido e o juízo é a avaliação que fazemos do valor do sentido.


ALGUNS EXEMPLOS DE RELEITURA:



Nenhum comentário: