domingo, 21 de outubro de 2007

Bloco I -Temática I- Meu resumo

UM POUCO DE POUCO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL

O nosso país foi colonizado a menos de 600 anos por um país europeu, e além da língua recebeu influência de várias partes do mundo para compor sua arte, isso sem ainda falarmos na arte indígena.

Neste bloco observa-se estas influências no ensino de arte no Brasil:

Tomemos como exemplo dessa interferência, a presença, no ensino brasileiro (escola tradicional), de uma pedagogia voltada para a mímese – cópia de modelos – que se originou nos padrões neoclássicos, introduzidos pela Missão Francesa, trazida por Dom João VI no século XIX.


Também é necessário que compreendamos que a forma de ensino de arte está intimamente ligada às mudanças sociais, filosóficas, artísticas e estéticas pelas quais passamos.
Assim sendo, o ensino de arte no Brasil não obedece a uma única tendência, mas registra, sim, diversas formas de ensino provenientes das várias influências que sofreu.





O Tradicional:
O papel do professor de arte dentro da metodologia tradicional de ensino é bastante autoritário. Algumas características:


*Transmitir conteúdos reprodutivistas, que não se relacionam muitas vezes com o cotidiano e realidade dos sujeitos,


*Preparação de seus alunos para o mercado de trabalho e por essa razão o encaminhamento para programas de ensino voltados para o desenvolvimento de destrezas e não para a liberdade de criação.


* Os conteúdos trabalhados correspondem aos desenhos decorativos, natural e geométrico onde são enfatizadas as questões de proporção, perspectiva, luz e sombra e o traçado geométrico. *Nesta modalidade de ensino é incentivado o trabalho centrado na cópia.


* Os conteúdos e a nota – avaliação – são de suma importância.


O objetivo é, conforme Ferraz e Fusari (1993, p.30): exercitar a vista, a mão, a inteligência, a memorização, o gosto e o senso moral.



Tecnicista?
É uma escola comprometida com o sistema capitalista e visa apenas preparar para o trabalho. Um de seus principais objetivos é ensinar a fazer. A figura central dessa forma de ensino não é nem o professor, nem o aluno, mas sim o sistema técnico de organização da aula. É uma modalidade pedagógica totalmente diretiva.A escola tecnicista surge no Brasil a partir de 1960 e desenvolve-se fortemente também na década de 1970. Sua origem encontra-se nos EUA (1950).






Escola Nova?


Suge na década de 30 no Brasil o Movimento da Escola Nova. Tinha como ideal a livre-expressão e surgiu como uma tentativa de oxigenar e transformar um sistema educacional deficiente. Os educadores brasileiros comprometidos com essa corrente, como Nereu Sampaio, defendiam uma educação através da arte que privilegiasse a imaginação, a intuição e a inteligência da criança, ou seja, o trabalho centrado na criança. Como nos diz Demerval Saviani.






Proposta Triangular?



Na década de 1980 , surge a intenção de valorização das vivências dos alunos, das relações com as questões sociais e principalmente que favoreçam o desenvolvimento de uma consciência crítica. Nessa perspectiva o Ensino de Arte busca resgatar os conteúdos da área com o intuito de marcar a disciplina como área de conhecimento no currículo escolar.
A Arte-Educadora Ana Mae Barbosa foi de vital importância para a forma de ensinar arte no Brasil nesta época. Comprometida com a democratização do saber em arte, com a possibilidade de tornar acessível a todos os alunos – da rede pública e particular – os conteúdos artísticos, passou a estudar formas de conduzir um trabalho conectado com as realidades pessoais e sociais dos alunos. Inseriu, também, no universo do ensino da arte a “Metodologia Triangular”, proposta metodológica que enfoca de forma integrada:
• o fazer artístico, • a análise de obras e objetos de arte e • a história da arte.

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