A tutora Patrícia, fez o seguinte comentário referente minha postagem anterior:
Com certeza Nara! Podemos dizer que diariamente convivemos com o letramento social e o escolar, ambos direcionados ao estudo da linguagem propriamente dita, porém o letramento social é um processo que está por todos os lados, fazendo parte da paisagem, das ruas, das paradas de ônibus, dos estabelecimentos comerciais, parques, praças, igrejas...fazendo parte de todas as situações do nosso dia a dia. Então como alfabetizar nossos alunos neste universo?
E aceitando sua provocação, e refletindo sobre o assunto, eis que:
Penso que é possível e necessário trazer o mundo para dentro da sala de aula, trabalhando anúncios de loja, por exemplo, é possível discutir a linguagem de marketing utilizada, analisar sobre preços, juros e a questão do direito do consumidor, trechos de filmes que discutem os temas transversais, novelas e as mensagens implícitas nelas, programas de auditório e a relação entre os telespectadores, comparação entre os vários telejornais de diferentes emissoras e o tipo de notícia que cada rede privilegia, qual o enfoque dado por cada uma delas, fazendo os alunos a refletirem sobre o que estão assistindo, instigando-os a observar e a se perguntar a razão de determinadas coisas, organizar debates dentro da sala, conhecer o sincretismo religioso, através de entrevistas, documentários, visitas a templos, igrejas e assim colaborar para diminuição do preconceito religioso... E por ai vai!
Como alfabetizar? Se utilizando destes e de outros enfoques da vida de cada aluno.
Agradeço teus comentários, sempre os leio com atenção!
Com certeza Nara! Podemos dizer que diariamente convivemos com o letramento social e o escolar, ambos direcionados ao estudo da linguagem propriamente dita, porém o letramento social é um processo que está por todos os lados, fazendo parte da paisagem, das ruas, das paradas de ônibus, dos estabelecimentos comerciais, parques, praças, igrejas...fazendo parte de todas as situações do nosso dia a dia. Então como alfabetizar nossos alunos neste universo?
E aceitando sua provocação, e refletindo sobre o assunto, eis que:
Penso que é possível e necessário trazer o mundo para dentro da sala de aula, trabalhando anúncios de loja, por exemplo, é possível discutir a linguagem de marketing utilizada, analisar sobre preços, juros e a questão do direito do consumidor, trechos de filmes que discutem os temas transversais, novelas e as mensagens implícitas nelas, programas de auditório e a relação entre os telespectadores, comparação entre os vários telejornais de diferentes emissoras e o tipo de notícia que cada rede privilegia, qual o enfoque dado por cada uma delas, fazendo os alunos a refletirem sobre o que estão assistindo, instigando-os a observar e a se perguntar a razão de determinadas coisas, organizar debates dentro da sala, conhecer o sincretismo religioso, através de entrevistas, documentários, visitas a templos, igrejas e assim colaborar para diminuição do preconceito religioso... E por ai vai!
Como alfabetizar? Se utilizando destes e de outros enfoques da vida de cada aluno.
Agradeço teus comentários, sempre os leio com atenção!
Um comentário:
Que bom Nara! É esse o objetivo. Refletir, trocar e aprender! Abraços querida, gostei do retorno.
Postar um comentário