sábado, 26 de setembro de 2009

* LIBRAS

Quero socializar minha satisfação no que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul está propondo em relação a inclusão de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, entre suas interdisciplinas no Pead. Infelizmente nem todos os centros acadêmicos a inclui em seu currículo.
Penso que os ouvintes e principalmente os educadores ouvintes devem ter mais conhecimento sobre esta parte minoritária da sociedade, mas que têm direito de conviver e se fazer entender como qualquer um. Os surdos possuem uma cultura que se expressa através de vários tipos de linguagem e a linguagem de sinais é uma delas, se expressam através da arte, dos juízos de valor, das motivações, etc., se agrupam, se organizam e se confraternizam, formando suas comunidades, é interessante observar quantas comunidades de surdos ou existem na internet.
Percebo, em como nos tornamos indiferente a todos aqueles que fogem do dito "convencional". Não penso que seja como maldade e preconceito, mas simplesmente deixamos para lá.
Seja como for, é necessário conhecer e respeitar

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi querida,

Parabéns pela postagem... É isso aí. Você troxe a questão das pessoas com deficiência, e a capacidade que temos de aprender. Parece que o conhecimento te fascina.... estou certa? Acho que sim!