domingo, 12 de dezembro de 2010

Final de semestre...final de curso

Sobre meu TCC:

Inovações Pedagógicas através das Tecnologias de Informação e Comunicação: Desafios em uma Escola da Grande Porto Alegre, apresentado dia 8 de dezembro concluo que:


A escola, compreendendo as peculiaridades de cada um de seus alunos, com inteligências que se manifestam de maneiras diferenciadas valorizando cada inteligência. Deve procurar incorporar formas possíveis de propiciar um aprender mais prazeroso, atraente ao aluno, bem como se utilizar de tudo o que as tecnologias mais avançadas possam oferecer para atingir tal intento.
Sendo múltiplas as inteligências, também a criação de situações de aprendizagens deve ser diversificada. Cabe também ao professor buscar formas de atualização e garantir que a aprendizagem seja profícua. Segundo Sancho (1998, p.40), os professores costumam utilizar tecnologias que dominam e deixar de lado as “produzidas e utilizadas na contemporaneidade [...], dificultando aos seus alunos a compreensão da cultura de seu tempo e o desenvolvimento do juízo crítico sobre elas”. Para superar esta questão, é necessário investir em recursos e na capacidade docente, buscando conhecer e discutir formas de utilização de tecnologias no campo educacional, com o propósito de atualizar e qualificar os processos educativos.
De acordo com Thornburg (1997), em entrevista ao Jornal Zero Hora, há duas razões para que as crianças tenham acesso à tecnologia: a primeira, como suporte para a aprendizagem natural, e a segunda, como espaço de desenvolvimento de habilidades tecnológicas e assim de inserção na sociedade. Existem muitas maneiras de aprender. A aprendizagem em sala de aula promove apenas algumas inteligências quando reduz seus recursos pedagógicos a leituras, a aulas meramente expositivas. Quando se ensina pelo movimento, relacionamento, música, interação com os colegas, os alunos terão melhor aproveitamento. Ainda nesta mesma entrevista, Thornburg coloca que embora o computador seja um recurso maravilhoso, não é único capaz de mudar a escola. “O computador é importante, mas não único. O computador deve ser utilizado para coisas novas, não para reproduzir o antigo. Para mim, a transformação mais urgente e importante é a mudança no pensamento dos professores”.
As dificuldades que por vezes impediram a inclusão digital no planejamento dos professores da escola pesquisada , não pode desestimular os docentes da mesma. Com a perspectiva de a escola ter computadores novos e com a intenção da direção da escola em promover formação e planejamento com os professores do uso do computador com os alunos a certeza de um trabalho mais rico fica mais próximo.
A inclusão digital significa a inclusão ao conhecimento, podendo constituir maior clareza antes de votar através da pesquisa, melhores negócios, oportunidades variadas, conhecimento do mundo e da cultura mundial e que melhor local de aprender a utilizar e a localizar as informações que a escola? Para tanto é necessário professores habilitados e preparados em usar tal ferramenta com propósitos bem definidos, se utilizando de programas e editores de textos, imagens entre outros, que venham a somar em sua prática pedagógica.
Referências:

SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Art Med. 1998.

THORNBURG, David. Os professores têm uma nova missão. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 9 jul.1997. Entrevista.

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